As funçoes do teclado

12/05/2010 08:40

 

 teclas de atalho do windows

 

 Windows - Abre o menu iniciar
Windows + F1 - Exibe a ajuda do windows
Windows + R - Exibe a janela executar (iniciar/executar)
Windows + E - Exibe o Windows Explorer (Meu Computador)
Windows + F - Abre a janela Localizar
Windows + D - Minimiza ou restaura todas as janelas
Windows + M - Minimiza todas as janelas
Windows + Shift + M - Desfaz a minimização de todas as janelas
Windows + Tab - Alternar entre os botões da barra de tarefas
Windows + Break - Exibe a janela Propriedades do Sistema
CTRL + Windows + F - Localizar computador

 

 Teclado (computador)

 

O teclado de computador é um tipo de periférico utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever. Basicamente, os teclados são projetados para a escrita de textos, onde são usadas para esse meio cerca de 50% delas. Além para o controle das funções de um computador e seu sistema operacional. Essas teclas são ligadas a um chip dentro do teclado, onde identifica a tecla pressionada e manda para o PC as informações. O meio de transporte dessas informações entre o teclado e o computador pode ser sem fio (ou Wireless) ou a cabo (PS/2 e USB). O teclado vem se adaptando com a tecnologia e é um dos poucos periféricos que mais se destacam na computação.

                      Estrutura básica

Os teclados são essencialmente formados por um arranjo de botões retangulares, ou quase retangulares, denominados teclas. Cada tecla tem um ou mais caracteres impressos ou gravados em baixo relevo em sua face superior, sendo que, aproximadamente, cinqüenta por cento das teclas produzem letras, números ou sinais (denominados caracteres). Entretanto, em alguns casos, o ato de produzir determinados símbolos requer que duas ou mais teclas sejam pressionadas simultaneamente ou em seqüência. Outras teclas não produzem símbolo algum, todavia, afetam o modo como o microcomputador opera ou agem sobre o próprio teclado.

Design

Existe uma grande variedade de arranjos diferentes de símbolos nas teclas. Essas características em teclados diferentes surgem porque as diferentes pessoas precisam de um acesso fácil a símbolos diferentes; tipicamente, isto é, porque elas estão escrevendo em idiomas diferentes, mas existe características de teclado especializados para matemática, contabilidade, e programa de computação existentes. O número de teclas em um teclado geralmente varia de 101 a 104 teclas, de certo modo existem até 130 teclas, com muitas teclas programáveis. Também há variantes compactas que têm menos que 90 teclas. Elas normalmente são achadas em laptops ou em computadores de mesa com tamanhos espaciais. Já há no mercado teclados para canhotos, para deficientes físicos, etc. 

                      Arranjos Padrão

Os arranjos mais comuns em países Ocidentais estão baseado no plano QWERTY (incluindo variantes próximo-relacionadas, como o plano de AZERTY francês). Até mesmo em países onde alfabetos diferentes ou sistemas escrevendo são usados, o plano físico das teclas é bastante semelhante (por exemplo, o layout de teclado tailandês).

 Teclas adicionais e teclados da "Internet"

Os teclados de computadores mais modernos (incluindo PC e Apple Mac) são baseados em versões padrão, mas normalmente não inclui teclas adicionais achadas em máquinas de escrever, como teclas de função, um teclado complementar numérico, e assim por diante. Nos últimos anos, denominados teclados de Internet ficaram também populares. Estes incluem botões extras para aplicações específicas ou funções (tipicamente um navegador ou cliente de e-mail).                      

Há alguns modos diferentes de conectar um teclado em um microcomputador. Isso se deve porque o próprio teclado evoluiu durante os anos. Estas conexões incluem PS/2, conexões USB e até conexões sem fio, por exemplo, o Bluetooth e o infravermelho. Computadores mais antigos (patrão AT) utilizam conectores DIN.

 

Teclados Alternativos

 

Um teclado padrão é fisicamente grande, como cada tecla tem que permanecer grande bastante para ser apertado facilmente através de dedos. Foram propostos outros tipos de teclados para equipamento portáteis pequenos onde um teclado padrão é muito grande. Um modo para reduzir o número de teclas é usar o método "chord" (ou corda, em inglês), que é apertando várias teclas simultaneamente. Como um exemplo, o teclado de GKOS, que foi projetado para dispositivos sem fios pequenos. Outras alternativas mais alternativas é um tipo de controlador de jogos, como o alphagrip, também é usado como um modo para introduzir dados e texto.

 

Usando o teclado

Imagem:Comparação de layouts.PNGNo uso normal, o teclado é usado para digitar texto em processadores ou editores de textos, correio eletrônico, planilha eletrônica ou qualquer aplicação que tenha por função da tecla é a entrada manual de dados por digitação.

Em computadores modernos a interpretação na hora de teclar é deixada, geralmente, ao software. Teclados modernos distinguem cada tecla física de todo outro e informa todos os comandos e liberações ao software controlando. Esta flexibilidade não é levada freqüentemente como vantagem, por exemplo, se tecla shift esquerda é usada, a do direito é sujeitada junto com outro caráter.

Comandos

Um teclado também é usado para comandos em um computador. Um exemplo famoso no PC é a combinação Ctrl+Alt+Del - teclas Control, Alt e Delete pressionadas simultaneamente. Nas versões atuais de Windows, isto expõe um cardápio, inclusive com opções para controlar as aplicações atualmente correntes e desligar o computador, entre outras coisas. No MS-DOS e em algumas versões mais antigas de Windows, executa-se o Ctrl+Alt+Del para reiniciar o computador. No Linux, pode ser programado pelo administrador para executar algum comando determinado, como um simples LOGOUT ou mesmo desabilitado para evitar acidentes, porém o uso principal continua sendo o de reiniciar a máquina. Quando se usa o teclado virtual e as teclas Ctrl+Alt estão pressionadas, pode-se usar as opções que ficam no canto dos botões.

                       Jogos

Um teclado é um dos métodos primários de controle em jogos de computador. Por exemplo, as teclas de seta ou um grupo de letras que se assemelham ao padrão das teclas de seta, como WASD (teclas W, A, S, D), podem ser usados para movimento de um personagem do jogo.

Em jogos, muitas teclas podem ser configuradas de acordo com a preferência do usuário. Teclas com letras do alfabeto também executam, às vezes, ações que começam com aquela letra. O teclado é menos ideal quando muitas teclas são pressionadas simultaneamente. Como os circuitos são limitados, só um certo número de teclas serão registradas por vez. Um exemplo óbvio disto é o bloqueio fundamental. Em teclados mais velhos, devido ao desenho do circuito, apertando simultaneamente às vezes três teclas resulta em um comando. Teclados modernos impedem que isto aconteça bloqueando a 3ª tecla em certas combinações fundamentais, mas enquanto isto previne o aparecimento de teclas de fantasmas, também significa que quando duas teclas estiverem simultaneamente pressionadas, muitas das outras teclas no teclado não responderão até que uma das duas teclas pressionadas seja solta. São projetados teclados melhores de forma que isto raramente acontece em programas de escritório, mas permanece um problema em jogos igual em teclados caros, devido à configuração de comando com teclas freneticamente diferentes em jogos diferentes.Caractere de controle

 Na computação, um caractere de controle é um número pertencente a um conjunto de caracteres que não representa por si só um símbolo da escrita. Todas as entradas abaixo do 32 na tabela ASCII são deste tipo, inclusive o BEL (que serve para produzir um sinal audível), SYN (que é um sinal de sincronismo), e ENQ (um sinal que se destina a gerar uma resposta no receptor, permitindo saber se ele está presente). O padrão Unicode adicionou vários outros símbolos não imprimíveis.

                       

                                 No ASCII

Os caracteres de controlo da tabela ASCII ainda em uso incluem: (bell), que deve fazer o dispositivo que o recebe emitir um sinal de aviso de algum tipo (normalmente audível). (backspace), é usado para apagar o último caractere impresso ou para sobre-escrevê-lo. (tab horizontal), move a posição de impressão alguns espaços para a direita.

 (Line Feed), é usado como marcador de fim de linha no UNIX. (form feed), leva a impressora a ejetar o papel e se posicionar no topo da próxima página, ou um terminal de vídeo a limpar a tela. (carriage return), é usado como marcador de fim de linha Mac OS, OS-9, FLEX. A combinação return/line feed é usada pelo CP/M-80 e derivados incluindo o DOS e o Windows, e pelo HTTP (escape). Embora muitos destes caracteres de controle sejam raramente usados, ao combinar caracteres de controle misturadas com caracteres imprimíveis podemos enviar centenas de instruções aos dispositivos. Normalmente o código 27 é o primeiro caractere de tal sequência, alertando o dispositivo que os caracteres seguintes devem ser interpretados como uma sequência de controle e não como um texto. No fim da sequência deve haver um ou mais caracteres que indiquem que o dispositivo deve voltar a interpretar os caracteres normalmente.

                                   NOTAS:

 ASCII (acrônimo para American Standard Code for Information Interchange) é um conjunto de códigos para o computador representar números, letras, pontuação e outros caracteres. Surgido em 1961, um dos seus inventores foi Robert W. Bemer.Arte ASCII é aquela na qual os únicos elementos utilizados são os caracteres disponíveis no teclado do computador.ASCII é uma padronização da indústria de computadores, onde cada carácter é manipulado na memória discos etc, sob forma de código binário. O código ASCII é formado por todas as combinações possíveis de 8 bits (2^8 = 256), sendo que existem várias extensões que abrangem 8 ou mais bits.

 

O padrão ASCII foi desenvolvido simultaneamente pela ISO A Organização Internacional para Padronização (em inglês: International Organization for Standardization   ) e pela ASA. A seqüência CR+LF era de uso comum em vários computadores que usavam máquinas teletipo como console, uma vez que esta seqüência era necessária para posicionar a impressora no começo de uma nova linha. Como o conceito do isolamento dos detalhes de hardware por um driver de software ainda não tinha surgido; os programas tinham de enviar diretamente tais caracteres. O uso de dois caracteres devia-se ao fato de que os teletipos não eram rápidos o suficiente para retornar do canto direito ao canto esquerdo no tempo disponível para apenas um caractere - assim o. CR vinha em primeiro lugar. Na verdade muitas vezes era necessário acrescentar ainda um terceiro caractere: CR+LF+NUL (onde NUL significa “não faça nada”) ou CR+CR+LF (enviando CR duas vezes) para esperar que a cabeça se estabilizasse. Tendo os teletipos se tornado obsoletos, os programas criados para eles fizeram com que esta seqüência de dois caracteres persistisse 

Como os caracteres de controle são mapeados no teclado

 Os teclados do PC não enviam códigos ASCII para o PC, eles enviam códigos de varredura que são, então, traduzidos em códigos do conjunto de caracteres do sistema, unicode ou algum outro pelo sistema operacional.

Teclados com teclados ASCII possuem uma tecla chamada "control" ou "Ctrl" (por vezes chamada "Cntl") que é usada de maneira semelhante a uma tecla shift, podendo ser pressionada em combinação com outra letra ou tecla de símbolo. Desta maneira, a tecla control gera um código que é 64 unidades inferior ao código da letra (normalmente) maiúscula associada à tecla com qual é pressionada simultaneamente (ou seja, subtrai 64 do código ASCII em decimal do código desta tecla), produzindo um dos 32 códigos de controle a tabela ASCII.

Por exemplo, pressionando "control" e a letra "G" (código 71 base 10, que é 01000111 em binário, obtemos o código 7 (Bell, 7 na base 10, ou 00000111 binário). Esta associação é usada para representar caracteres de controle em uma forma que pode ser impressa chamada notação caret (acento circunflexo ); por exemplo, ^G representa o código 7.Os teclados também possuem algumas teclas que geram diretamente caracteres de controle. Por exemplo, a tecla "Backspace" normalmente gera o código 8, "Tab" gera 9, "Enter" ou "Return" gera o código 13 (embora alguns teclados possam gerar o código 10 para o "Enter").

                      Espaço em branco

Espaço em branco, conhecido também como apenas espaço, geralmente se refere ao caractere que inserimos entre duas palavras, frases ou união de letras.

Em um teclado eletrônico, utilizamos a chamada Barra de Espaço para gerar esse caractere.

 Línguas naturais

O português moderno utiliza o espaco como um padrão para separar palavras. No entanto nem todas as línguas utilizam o espaço entre palavras. Ele não era utilizado para separar palavras em latim até por volta de 600 AD – 800 d.C.

                     Line Feed

 Na computação, line feed (LF) é um caractere de controle que indica que uma linha deve ser acrescentada. Ele possui o código ASCII 10 (0A em hexadecimal). O Line feed surgiu como um comando para impressoras usado, normalmente, junto com um carriage return (um comando que fazia a cabeça da impressora retornar para a posição mais à esquerda). Após processar um par CR-LF, a cabeça da impressora deverá estar no canto esquerdo e ter avançado uma linha da página.

No Unix, um line feed é frequentemente chamado de newline: um line feed é interpretado como sendo a instrução que tem o mesmo efeito que um CR-LF teria em uma impressora.

                     Newline

 Na computação, newline é um caractere ou seqüência de caracteres que significam “fim de uma linha de texto”. O nome se origina do fato de que o próximo caractere após o newline surgirá em uma nova linha—ou seja, na próxima linha abaixo do texto imediatamente anterior ao newline. O código que representa o newline muda de plataforma para plataforma de hardware e sistemas operacionais, o que pode ser problemático ao compartilhar dados entre diferentes plataformas.Há certa confusão acerca de saber se um newlines termina ou separa linhas. Se admitirmos que ele é um separador, então não deve haver um newline no fim do arquivo. A convenção geral é acrescentar um newline mesmo após a última linha, ou seja de considerar o newline como um finalizador. Há programas que apresentam dificuldades em processar a última linha de um arquivo se ela não terminar com um newline. Por outro lado, programa que interpretam o newline como um separador, interpretarão um newline no final do arquivo como o começo de uma nova linha (vazia). O resultado é a possível diferença na contagem de linhas de um arquivo, mas não há outros problemas. Newlines são chamadas por vezes de “quebras de linha” e chamadas de fim-de-linha - end-of-line (EOL).

 

Os teclados mais amplamente utilizados com os computadores PC têm pouco mais que 100 teclas.

O teclado principal, que contém as letras, os números e a maioria dos símbolos, além de algumas teclas especiais

 O teclado acessório, que traz uma redundâncias das letras, dos símbolos matemáticos e algumas outras teclas muito utilizadas; seu comportamento depende da tecla [numlock] (no canto superior esquerdo) estar ativada (gera os números) ou não (gera as setas, [ins], [del], [home], [end], [pgup] e [pgdn]);

 São teclas especiais:

[kapslock] fixa na caixa alta (por isto, em teclados brasileiros pode aparece com o nome [fixa]), para escrever em maiúsculas.

[shift] esta tecla é neutra como [ctrl], servindo para gerar letras maiúsculas ou os símbolos que aparecem acima dos números no teclado principal; em alguns teclados, como no da foto, é simbolizada por uma seta para cima.

[ctrl] esta tecla é neutra quando pressionada isoladamente (o que significa que pode ser mantida pressionada sem que nada aconteça). Serve para gerar códigos especiais, com funções variadas, de acordo com o programa em uso. Quando aparece [ctrl]+[letra] significa que a tecla [ctrl] deve ser mantida pressionada e um toque será dado na [letra] indicada.

[alt] também é neutra e gera códigos especiais que dependem do contexto, como acontece com [ctrl].

Há teclas [ctrl], [shift] e [alt] aparecem redundantemente de cada lado do teclado principal 

 Dominando apenas os recursos básicos de um processador de texto, você já pode criar documentos de qualidade e com boa apresentação. Com o tempo, poderá explorar o acabamento de seu trabalho e economizar tempo.

A digitação Digitando o texto envolve o conhecimento das teclas de edição e posicionamento dos cursores disponíveis no teclado: Insert, Delete, Home, End, Page Up, Page Down,Backspace e as setas de direcionamento do cursor (para cima, para baixo, esquerda e direita). O usuário não precisa se preocupar com a quebra de linha como ocorria com as antigas máquinas de escrever e mesmo com os editores de texto do início da era da Informática. Ou seja, ele não precisa e nem deve teclar Enter, quando chega à margem direita do texto. O Word fará isto automaticamente. Use Enter

Apenas quando sucessivas vezes, quando quiser pular linhas.

Você sabia que o uso prolongado do microcomputador pode acarretar problemas de saúde se não forem tomados cuidados com a postura e o tipo de equipamento utilizado? Entre esses problemas encontram-se as Lesões por esforço repetitivo, muito comum entre digitadores que se debruçam por horas a fio diante do micro.Para a quase totalidade dos usuários de informática,a utilização do microprocessador como ferramenta de trabalho

Significa não mais que sentar diante da máquina, liga-la e executar suas tarefas. Poucos, no entanto, têm conhecimento de que uma cadeira inadequada, um monitor com luminâncias além do limite aconselhável ou mesmo a falta de um apoio para a mão na utilização do mouse podem ser sinônimo de desconforto até mesmo de problemas físicos.

 Discrições do teclado Alfanumérico

 

 Teclado Alfanumérico - teclado que possui teclas na mesma posição que uma máquina de escrever. São conhecidas como teclas alfanuméricas. Estas teclas estão localizadas do lado esquerdo do teclado quando a digitação é somente números, a forma mais rápida de digitar é utilizando o teclado numérico. Neste teclado encontram-se as quatro operações matemáticas + (adição), - (subtração), * (multiplicação) e / (divisão).. E também possui caracteres que podem ser Adicionados em textos afins de estética e

Formalidade .para usar estes caracteres pressione  a tecla  ALT e user a seguinte seqüência numeral .

 

 Caractere apresentado será:

 

1 _ ☺       18 _ ↕      35 _ #     129_ ü

2 _ ☻       19 _ ‼  36 _ $                 130_ é

3 _ ♥                20 _ ¶                      37 _ %            131_ â

4 _ ♦                     21 _ §                 38 _ &             132 _ä

5 _ ♣                     22 _ ▬               39 _ ‘              133 _à

6 _ ♠                     23 _ ↨                 40 _ (              134 _å

7 _ •                      24 _ ↑                 41 _ )              135_ç

8 _ ◘                     25 _ ↓                 42 _ *              136_ê

9  _ ○                    26 _ →               43 _ +             137_ë

10 _ ◙                   27 _ ←               44 _ ,               138_è

11 _ ♂                  28 _ ∟               45 _ -              139_ï

12 _ ♀                  29 _ ↔               46 _ .               140_î

13 _ ♪                   30 _ ▲               47 _ /               141_ì

14 _ ♫                  31 _ ▼               60_ <              142_Ä

15 _ ☼                  32 _ sem  63_ ?                         143_Å

16 _ ►                 33 _ !                64 _ @  144_É

17 _ ◄                 34 _ “                  127_ ⌂  145_æ

 

      Teclado virtual:

se o teclado parará de funcionar por motivo alheio(derramar cafe e outros disastres comum  em casa).  você ainda pode conseguir finalizar seu trabalho. Com o mouse, vá em Iniciar / Programas / Acessórios / Acessibilidade / Teclado Virtual. Uma imagem de um teclado aparecerá na tela e você poderá clicar com o mouse nas teclas. O problema é a lentidão que você terá para escrever, além do fato de alguns acentos não estarem disponíveis.

  

  quando donimar os recursos basicos de um processador de texto voce estara abilitado para criar documentso de qualidade e boa apresentaçao ,a digitaçao de textos envolver o conhecimento das teclas de ediçao e posicionamento dos cursores disponiveis no teclado

 

Delete, Home, End, Page Up, Page Down,Backspace e as setas de direcionamento do cursor (para cima, para baixo, esquerda e direita).


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.