Especialistas alertam sobre praga

12/05/2010 14:57


da Folha Online


No evento de segurança RSA conference, realizado
em San Francisco (EUA) na semana passada, uma apresentação da Microsoft chamou atenção para uma ameaça que deve tornar-se cada vez mais comum: os rootkits.

Um rootkit é um programa malicioso que monitora remotamente as atividades das vítimas. A principal diferença entre ele e um spyware é que o rootkit não é facilmente identificado, pois ele se "esconde" no micro do usuário.


"Essa é uma ameaça que apresenta um grande desafio, pois é praticamente impossível remover e detectar códigos invisíveis", diz um comunicado da Microsoft.

Esse tipo de software não é novo: ele está presente em sistemas operacionais Windows e Unix há alguns anos. No entanto, eles estão cada vez mais sofisticados, mais comuns, e podem futuramente colaborar com a distribuição em massa de vírus e outras ameaças.

Uma nova ferramenta da Microsoft, diz um artigo do "eWeek", tem como objetivo identificar a praga "invisível". O Strider GhostBuster escaneia uma lista de arquivos possivelmente comprometida e a compara com o levantamento feito em um sistema operacional "limpo".

Esse confronto mostra que os arquivos que não aparecem no programa possivelmente infectado têm rootkits --eles provavelmente "apagam" os códigos na hora da identificação para tentar se esconder neles.


https://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u18021.shtml